sexta-feira, 20 de junho de 2008

Vale Sagrado

"Atrás das colinas que rodeiam Cusco, num trecho de 100 quilômetros entre os povoaos de Pisac e Ollantaytambo, o Rio Urubamba cavou um dos vales de beleza mais extraordinária do Peru. para os incas, era o mais importante centro agrícola do império. Eles aproveitavam ao máximo a fertilidade do vale, contruindo terraços de pedra que subiam pela encosta das montanhas - tão eficientes que são usados até hoje pelos moradores de alguns dos povoados mais pitorescos do país. Tão valioso era esse lugar para os incas que ali você encontrará a maior concentração de templos, fortalezas e palácios incas do país, arranjados de modo a reproduzir no vale as constelações da Via Láctea (representada na Terra pelo próprio Rio Urubamba). Não é por acaso que as águas desse mesmo rio, 40 quilômetros à frente de Ollantaytambo, são as que benham os pés da majestosa montanha sobre a qual se eleva o inesquecível espetáculo de Machu Picchu. (Guias Próxima Viagem)"

Ola povo, olha nos aqui de novo.

A cada dia que passa, mais se mostra acertada nossa escolha de itinerario, pois alem de irmos nos acostumando com a altitude aos poucos, tambem aos poucos vai crescendo deslumbramento com cada coisa que vemos por aqui que devera chegar ao apice dominho e segunda com Machu Picchu.
Ontem fizemos um tour pelo Vale Sagrado, um lugar muito lindo mesmo, o nome lhe faz jus. Comecamos por Pisac onde nao pudemos aproveitar como deviamos devido ao fato desses tours terem o tempo programado e perde-se muito tempo em mercados em detrimento a parte arqueologica da excursao mas o pouco que vimos deixou uma otima impressao. Um dia voltaremos para fazer como se deve. Falando em mercados, ja tivemos que comprar uma sacolinha extras para as compritas.
Depois fomos almocar em Urubamba, um restaurante muito agradavel no patio de uma casa e com comida bem gostosa. Fomos vistar as ruinas de Ollantaytambo, simplesmente inacreditaveis, nao da pra imaginar como a 600 anos atras, os incas contruiram aquilo trazendo blocos de pedras de outra montanha e colocando no alto dessa e outras coisas mais, isso tudo a 2800 metros acima do nivel do mar.
Por fim fomos a Chincheiro, onde havia um palacio inca que foi destruido pelos colonizadores e em seu lugar foi erguida uma igreja. Vimos tambem todo o processo artesanal de confeccao textil, desde o preparo da la e tingimento ate confeccao dos tecidos, show de bola.
Por hoje era isso.
Agora ficaremos sexta e sabado conhecendo algumas coisas de Cuzco aguardando o grande evento de daqui a dois dias: A TRILHA INKA.
abraco a todos e ate depois da trilha.

Nenhum comentário: