As principais construções são: Cemitério Superior: onde se enterravam os sacerdotes e os nobres, cujo os túmulos eram cultuados pela população. Templo do Sol: contrução em forma de meia-elipse sobre a rocha maciça, usada para observações astronômicas e adoração ao Saol. Intiwatana: localizado no alto de uma pequena colina, era um relógio solar baseado na medição do solstício e do equinócio, que regulavam as atividades agrícolas e os rituais. Praças: há quatro grandes praças retangulares localizadas em diferentes níveis de altitude, comunicadas entre si por grandes escadarias de pedras. (Guias Próxima Viagem)".
Foto de Machu Picchu na época de sua descoberta em 1911.
Acordamos as 4:45h e apesar do cansaco, as 6:30h estavamos no posto de controle de entrada de Machu Picchu. E uma visao fantastica da cidade que ja empolga numa primeira olhada. Comecamos um tour tradicional com o nosso guia nos explicando os pontos mais importantes. Isso durou aproximadamente 2 horas e ai nosso guia se despediu de nos e fomos explorar Machu Picchu por nossa propria conta. Nos queriamos muito subir no Wayna Picchu (a montanha que sempre aparece atras da cidade nas fotos) mas nao tinhamos condicoes fisicas para isso e tambem teriamos que entrar logo na fila pois apenas 400 pessoas por dia podem subir. Resolvemos entao curtir e explorar cada canto da cidade.
A cidade e muito legal, incrivel imaginar como construiram aquilo tudo no alto das montanhas. A visao em volta e demais pois tem montanhas mais altas por todos os lados e conforme vai se dissipando a neblina e vem o sol, fica mais lindo ainda.
Depois de caminharmos por tudo, subimos ate a casa dos guardiaes e ficamos sentados observando a vista. Esse foi talvez, o momento mais legal de tudo pois ficamos mais de uma hora mirando aquela imagem tradicional que sempre se ve de Machu Picchu e tantas vezes olhamos em revistas e livros no ultimo ano e que agora estava ali diante dos nossos olhos de modo real. Nao sabemos bem como descrever, mas Machu Picchu tem um astral diferente, a gente sente uma paz como poucas vezes sentimos. So vindo aqui pra entender.
Depois subimos a outro ponto onde encontramos um mineiro e comecamos a conversar. De repente, ele olha pra tras de nos e diz: Olha!!! Quando nos viramos para ver quem era, vinha uma Llama rolando barranco toda desengoncada na nossa direcao mas ainda bem que se aprumou a tempo pois senao seria um acidente e tanto.
Perto das 14h resolvemos voltar pra Aguas Calientes para poder almocar antes de pegar nosso trem as 17h pois seriam mais 4h20 de viagem ate Cuzco, onde chegamos cansado mas felizes.
Isso aqui superou todas as nossas expectativas, foi muito legal mesmo.
Abracos

Nenhum comentário:
Postar um comentário