"Arequipa é uma cidade do Peru capital do departamento Arequipa e da província de Arequipa. Localiza-se no sul do país, a 2300 metros de altitude, estendendo-se numa área de oásis localizada num vale das montanhas desérticas da cordilheira dos Andes, e rodeada por vários picos, entre os quais o de Misti, com cerca de 5822 metros de altitude. Tem cerca de 841 mil habitantes. A cidade teria sido fundada no dia 15 de Agosto de 1540, pelo explorador espanhol, Francisco Pizarro, no local de uma antiga cidade inca, sendo a data ainda festejada pelas gentes locais. Outras datas ficaram também na história da cidade, dada a sua localização numa área sujeita a manifestações sísmicas e vulcânicas, devido à pressão entre as placas tectônicas da América Latina e do Oceano Pacífico. Nos anos de 1687 e de 1868, ocorreram dois terremotos, destruindo grande parte da área construída da cidade, inclusivamente a Catedral e a Igreja de S. Francisco. Em 2000, Arequipa foi inscrita na lista de cidades Patrimônio Mundial, devido à arquitetura ornamentada, sendo grande parte dos edifícios construídos numa espécie de rocha vulcânica de cor branca, designada de "sillar". A morfologia da cidade é marcada pela Plaza de Armas, centro público de convívio, onde se encontra a Igreja Catedral de La Compañia, que constitui a área central do centro histórico da cidade e que é considerada a mais bela praça do país, revelando perfeita integração e cruzamento cultural entre as características nativas e o mundo europeu. De referência são ainda alguns monumentos, como o Convento de Santa Catalina, datado de 1580, expandido no século XVII, onde cerca de 450 freiras viveram isoladas do mundo exterior, e o convento franciscano de La Recoleta, próximo do rio Chili, datado de 1648 e que possui uma biblioteca com mais de 20 000 livros, dos quais o mais antigo data de 1494. (Wikipedia)"
Chegamos bem em Arequipa, mas cansados. O hotel que tinhamos tratado ficou de mandar alguem nos buscar mas nao havia ninguem e por isso fomos consultar o guichê turístico que tinha no terminal e foi ótimo pois nos indicou um hotel bom, central, já marcamos um city tour e o passeio do vale do colca (amanhã). Depois de nos alojarmos e tomarmos banho - eu tomei gelado e o alberto bem quentinho, pq depois que sai do banho o peruano liga pra dizer que já havia trocado o gas, mas pq não avisou que ia trocar? OK, foi revigorante...fomos passear pela Praça de Armas, linda, com a Catedral e os Portais que rodeiam, tudo em pedra branca vulcanica, show de bola. Estava bem agradável, resolvemos almoçar num restaurante nos terraços dos Portais, uma vista maravilhosa dos vulcoes e da cidade, mas para subir os lances de escada nao foi facil, pela 1ª vez sentimos os efeitos da altitude: faltou ar, chegamos no terraço arfando....mas valeu a pena pela comida e pelo visual! Nao estamos sentindo tonturas ou dor de cabeca, apenas um cansaço maior que o normal. Se for apenas isso que o soroche vai nos causar sera otimo. Mas alem das pilulas contra o mal de altitude, estamos tomando cha de coca e hoje compramos folhas de coca para mastigar pois amanha no vale del colca, devemos precisar.
Fizemos um city tour de 4h pela tarde, vimos lugares maravilhosos e encontramos outros 3 gauchos que tb tao por aqui perdidos: rimos muito...pessoal de Jaguarao é show de bola!
A visao do vulcao El Misti e simplesmente fantastica.
Continuando esta vida cansativa de viajante amanha vamos bem cedinho para o Vale do Colca, mas isso é outra história!
besos
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário