terça-feira, 17 de junho de 2008

Cusco

"Situada a 3360 metros de altitudem a mitica capital do Império Inca - chamada por eles de Qosq'o, o "Umbigo do Mundo" - conserva muralhas e templos de pedra que evocam a grandeza de seu passado pré-colombiano, bem como a bela arquitetura colonial que os espanhóis introduziram a partir do século 16. A fabulosa fusão de palácios e igrejas barrocas com edifícios incas justifica o título duplo de Capital Arqueológica das Américas e Patrimônio da Humanidade, mas também faz de Cusco o melhor lugar do país para entender o amálgama cultural que criou o espírito peruano. A cidade também é ponto de partida para experiências ainda mais intensas no vale sagrado do Rio Urubamba e no espetacular sitio arqueológico de Machu Picchu. (Guias Próxima Viagem)"

Cuzco é algo diferente dentro do Peru que vimos. É muito linda, ha milhares de turistas de todas as partes do mundo, realmente um lugar bem interessante pelo pouco que vimos ate agora.

Nosso hostal é um casarao antigo numa pequena rua a 3,5 quadras da Plaza de Armas (pra quem nao sabe, Plaza de Armas é a praca principal e central de todas as cidades do Peru). Apesar de muito simples o banho é muito bom, quente mesmo e cama é a melhor ate agora e as pessoas muito atenciosas e simpaticas.

A noite, fomos passear na Plaza de Armas e comer uma pizza, sim, estavamos com saudades de uma comida normal. Fomos num restaurante dica do Rough Guide, Bagda Cafe, a pizza muito boa mesmo - no cardapio tinha pizza de CARAJO mas preferimos nao perguntar do que se trata.

Depois demos uma passeada basica pela volta da praca olhando lojas, etc. O saco aqui é que a cada passo que se da, aparece alguem para te vender algo, oferecer massagem, restaurante, passeios, enfim de tudo mas faz parte.

Hoje pela manha comecamos as visitas turisticas. Fizemos longas caminhadas comecando por conhecer o Museo do Qoricancha, Mosteiro de Santa Catalina e o Museo Inka do Palacio del Almirante (muito show). Fomos almocar num cafe irlandes Rosie O´Grady, muito bom - o interessante nesse local é que passa jogos da Eurocopa e Eliminatórias sulamericanas, erm umas duas da tarde e tava cheio pois tava passando Franca e Italia e ai, chegaram uns turistas pra ver o jogo e uma das donas, pra puxar o saco, comecou a cantar o hino da Franca, o problema é que os turistas eram italianos, foi muito engracado.

A tardinha, ficamos lagarteando na praca assistindo a populacao local ensaiar para a Festa do Inti Raymi.
ate a proxima

Nenhum comentário: