sábado, 7 de junho de 2008

Lima

"Com 8 milhões de habitantes - o que corresponde a um terço da população peruana -, Lima é o centro de convergência da diversidade étnica e cultural do Peru. A cidade foi fundada pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, que apelidou de "Cidade dos Reis" e a elevou ao posto nobre espanhol de capital do Vice-Reinado do Peru, dando início a um período de opulência que deixou marcas visíveis nas igrejas, praças e palácios que dão um colorido barroco ao centro histórico. A escolha do local, na desértica costa do Pacífico e junto à foz do Rio Rimac, foi estratégica porque permitiu a construção do Porto de Callao, ainda hoje o principal do país. Essa herança histórica contrasta com a face mais moderna e arejada dos bairros de San Isidro, o mais rico e chique de Lima, e Miraflores, onde os turistas circulam pelos calçadões da orla. (Guias Próxima Viagens).

Hoje comecamos a conhecer Lima. Sempre lemos sobre o trânsito caótico na cidade mas não da pra acreditar o quanto sem ver in loco. Todo mundo buzina o tempo todo mesmo e em cada cruzamento, passa quem entrar primeiro, uma loucura mesmo. Os taxis são um caso a parte, além de negociar o preço da corrida, tem que ver se o motorista nos leva onde queremos pois eles normalmente não são muito afim de sair do bairro onde trabalham, sim podem acreditar que é isso mesmo. Além disso, caso o taxi não seja oficial, quando chega perto da polícia, ele tira o adesivo de taxi do vidro e finge ser um carro comum.
Estivemos no centro Histórico de Lima, fomos no Museu da Inquisição (impressionante), fizemos uma visita guiada no Congresso, muito bonito e imponente o prédio. Depois caminhamos por todo o centro vendo igrejas e prédios e claro, fomos até a Plaza de Armas.
Paramos num boteco e experimentamos a INCA KOLA, é um refri amarelo, doce com gosto de xarope, pensei que era pior.
Almoçamos na casa de uns amigos e provamos o CHEVICE, um prato típico que é algo como peixe cru, temperado com limão, cebola e apimentado, bem apimentado, isso que fizeram fraquinho por nossa causa mas ardeu a língua, muito forte mesmo.
Até o momento, tem sido bastante agradável, o tempo foi muito bom, quente até. Amanhã está programado visitas a diversos museus.
abraços e até o próximo post.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aproveita nêga!! E abala muito por aí!!!

beijocas

Ale