Dai pessoas! Acabamos a parte escatológica da viagem (eu creio!). Como ficamos mais um dia aqui aproveitamos para conhecer a habitante mais famosa da cidade: Juanita. Foi localizada na cratera de um vulcao extinto em 1995. Não é de verdade uma mumia, mas sim uma menina de +- 13/14 anos que foi sacrificada para acalmar os deuses. Ela deve ter sido sacrificada há 500 anos, de acordo com os cientistas. O museu em que ela fica exposta alguns meses por ano é show de bola, coisa de primeiro mundo...tinha até guia falando português. Podemos ver os mantos e demais pertences de três "mumias": juanita, sarita e a numero 3 que nao tem nome...tadinha.
A juanita fica em uma câmara fria -20C, pois como foi encontrada congelada na cratera e foi isso que a conservou com todos os órgãos internos preservados, os cientistas a mantém do mesmo modo....Ela foi escolhida por ser a mais bonita, preparada e pura moça de uma escola especial para pessoas a serem sacrificadas que havia em Cusco, era tipo uma honra ser escolhida, fizeram a viagem de 500km entre Cusco e Arequipa com cerca de 2.000 pessoas entre sacerdotes, escravos e demais "personalidades". Claro que a maioria morreu no caminho. Sao como 2 meses de procissao....Ainda bem que de pura nao tenho nada.....hahahaaaa, já de linda sim!
De tarde fomos no Convento Santa Catalina: lindo lindo lindo, mas muito escuro, como as pessoas podiam escolher viver trancadas ali...era uma época muito diferente nao adianta tentar entender. O convento é enorme, se leva mais de uma hora para ver tudo, mas vale a pena, cada sala tem uma história diferente e sempre uma musica sacra de fundo. A única coisa chata é que dentro do convento tem um cafe e fomos comprar uma agua e nos cobraram 4 soles...um roubo, geralmente pagamos 1.50 soles, perguntamos se a agua era benta! Sacrilégio......
Nota de Agradecimento: Na pousada que estamos o Sr. Jorge está de parabéns! Ontem falei para ele que o Alberto nao estava bem e que precisava comprar remedio e trocar as passagens. Ele simplesmente me levou nos lugares, falou com as pessoas...me ajudou para caramba. E hj de manha qdo fomos para o cafe, a pousada inteira sabia do Albertinho...mas faz parte. A Pousada San Juan é show e recomendamos!!!! Amanha vamos para Puno. Entao, até Puno.
sábado, 14 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário